O Centro de Estudos e Extensão Florestal da USP-RP é um NACE (Núcleo de Apoio a Cultura e Extensão) vinculado à Pro-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Está sediado no Setor de Botânica do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Foi criado a partir do Projeto de Implantação da Floresta da USP (1997 a 2004 ) que foi concebido com o intuito de recompor um trecho de mata estacional semidecidual no campus, perdida devido ao histórico de utilização do solo por monoculturas na região de Ribeirão Preto e de criação de centro de interpretação da natureza.

O CEEFLORUSP tem como objetivos promover e estimular a restauração e o manejo florestal através da assessoria a proprietários rurais e unidades de conservação, estimular pesquisas para o desenvolvimento de técnicas para a recuperação de áreas degradadas e manejo florestal, promover o treinamento e aprimoramento de profissionais nesta área, além da realização de projetos de educação ambiental, visando melhoria da qualidade de vida através da recuperação ambiental na região de Ribeirão Preto.

Nos últimos anos muitos incêndios têm ocorrido na Floresta da USP. Em 16/08/2011 um incêndio de grandes proporções consumiu 27,9 dos 45 hectares do Banco Genético. Em 07/07/2014 outro grande incêndio atingiu 11,3ha, assim como em 03/08/2014, quando foi queimada outra área de 12 ha. Por isso, o CEEFLORUSP está se esforçando ao máximo no sentido de coletar sementes e produzir novas mudas para recuperar as áreas afetadas.

Últimas Notícias
  • Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2016 acontecerá o II Encontro do CEEFLORUSP no Anfiteatro Lucien Lison, do Centro Didático da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. O Evento será gratuito e aberto a todos os interessados.


    Mais informações

Hospedado no Departamento de Computação e Matemática